terça-feira, 12 de fevereiro de 2008


2.2- A Poluição

A poluição mundial está a aumentar rapidamente. As pessoas modificam o meio ambiente para melhorar a sua vida.
Hoje em dia verificamos que há superpopulação das cidades em relação às vilas e aldeias, assim como, dos países desenvolvidos sobre os países em desenvolvimento.
Para dar respota a esta superpopulação constroi-se mais habitação, criam-se meios de comunicação, de trasporte e insdustrias levando, por sua vez a um aumento de poluição.
A poluição é das maiores ameaças para o meio ambiente. Esta não é um fenómeno natural mas é causada pelas pessoas. O homem polui o ar com fumos e gases, os rios, lagos e mares com esgotos e produtos químicos perigosos.A terra é poluido com ferlizantes e pesticidas.

2.2.1- Poluição do Ar

O ar não tem cor,cheiro e sabor só o podemos cheirar quando fica poluído.
A poluição surge quando grandes quantidades de produtos de combustão se dissolvem no ar, deve-se nomeadamente à queima de combustíveis fósseis, processos industriais e à queima de desperdícios sólidos.
A queima de combustíveis fósseis, como seja, o carvão, o petróleo e o gás, é um dos factores que mais contribuem para a
Poluição do Ar.
Os combustíveis sólidos são usados para produzir a energia que move os automóveis, que faz funcionar fábricas, que aquece os nossos lares e produz electricidade. Os combustíveis fósseis são muito úteis mas ao mesmo tempo são causadores de chuvas ácidas, sendo estas um dos tipos mais nocivos de poluição atmosférica. As chuvas ácidas ensopam o solo e correm para os rios e para os lagos, provocando a morte dos peixes e de outras formas de vida aquática.
O nevoeiro misturado com fumo é formado por diversos agentes poluentes,sendo outra forma de poluição que ameaça a atmosfera. Um destes agentes poluentes é o ozono. A camada de ozono actua como uma barreira uma vez, que absorve os raios ultravioletas,impedindo que a maior parte desta radiação não atinja a superfície do Planeta. É extremamente importante que tal aconteça, uma vez que o excesso de radiação ultravioleta podem causar o cancro da pele no homem e ser também, nocivo para plantas e animais.


2.2.2- Poluição da Água

A água é necessária para todos os seres vivos, não só para beber, mas também, para regar as terras. Podemos cultivar os alimentos, sem estar dependente da chuva. Dos oceanos,dos rios e dos lagos, tiram-se os peixes que são uma grande fonte de alimento para os habitantes da terra. Dos oceanos também é retirado uma grande parte do sal, que usamos nos alimentos e como conservante natural.
Embora o homem dependa bastante da hidrosfera, continuamos a trata-la muito mal. São inumeras as formas como a poluimos, usamos os rios como esgotos,deitamos lixos para os lagos e oceanos.
Muitas indústrias lançam produtos químicos que não se podem aproveitar, assim como outras substâncias perigosas para os mares e rios.
A solução encontrada pelas indústrias deve-se, ao facto, de ser mais barato do que tratar estes produtos perigosos.
Outro problema grave é a poluição dos mares pelo petróleo, porque há sempre petróleo derramado por avaria dos motores dos navios.
Os agricultores usam químicos para a agricultura. Se por um lado, estes fertilizantes ajudam as culturas a crescer, por outro lado, as primeiras chuvas tornam-se perigosas porque a água corre para os rios, barragens e estes químicos dissolvidos tornam-se venenosos. Este veneno não afecta só as pessoas, mas também, os peixes e pode levar à sua morte.
2.3- Abate de Árvores
As florestas exercem influência sobre o ar que respiramos e sobre o clima, e dão-nos a madeira para várias construções.
As florestas são uma importante fonte de oxigénio, que é o elemento essencial para a vida.
Hoje em dia deparamos com um dos maiores casos de desflorestação. Este problema é especialmente grave nas florestas tropicais. São muitas as razões que levam ao abate das florestas. Sendo a madeira que se usa para vários fins, ela ainda serve como combustível. O homem não abate as florestas só por causa da madeira, mas também para ocupar terreno para fazer as suas culturas ou apascentar o gado ou, ainda, para arranjar espaço para a construção de novas vilas e cidades, ou para as estradas que as ligam. A desflorestação quando é feita muito rapidamente provoca muitos problemas. Sem as raízes das árvores, o solo fica desprotegido e a erosão fá-lo desaparecer rapidamente. Quando se destrói as florestas, não são apenas as árvores que morrem, mas sim, plantas e animais, o que leva a um desequilibrio do ecossistema.
2.4- Extinção de algumas Espécies
A vida selvagem corre perigo em todo o lado. Há muitas espécies de animais e plantas que já desapareceram, devido à acção do homem, principalmente à caça, à competição e à destruição do habitat.
O homem pratica a caça de animais, não só, para a obtenção de alimento mas, também, por desporto. A caça excessiva e sem controlo leva à extinção. É exemplo disso as baleias e os bisontes. os tigres, os leopardos e outros felinos de grande porte estão ameaçados de extinção devido à sua pele ser muito apreciada para a confecção de vestuário. Do mesmo perigo corre algumas espécies de cobras, crocodilos e jacarés, pois com as suas peles fabricam-se sapatos, luvas e malas de mão. Com a carapaça das tartarugas, o homem fabrica jóias e com os cornos dos rinocerontes produz peças de decoração e ornamentação, bem como droga.
Outra das causas da extinção de espécies deve-se ao facto da alteração do seu habitat. O abate das florestas tropicais e o desbravamento de terras de pasto para o cultivo provocam a elevada destruição da vida selvagem. Há muitas espécies que só vivem num único habitat e quando este sofre alterações, mesmo que sejam mínimas, são o suficiente para lhes provocar a morte e produzir efeitos negativos enormes.
2.5- O Efeito de Estufa
Quando o homem queima combustíveis naturais, como seja o carvão, o petróleo e o gás natural, eles libertam grandes quantidades de dióxido de carbono.
Acredita-se que dióxido carbóno libertado pelas fábricas, através do fumo, são umas das principais causas do efeito de estufa e por sua vez o aquecimento da terra.
Os cientistas detectaram que a terra está a aquecer. Na europa, os claciares estão a diminuir de tamanho, ou seja, estão a derreter devido à elevada temperatura.Se o efeito de estufa continuar, os resuldados do clima no mundo serão, provavelmente dramáticos. O nivel do mar vai subir e as áreas costeiras baixas serão inundadas.
As regiões com temperaturas muito baixas, podem tornar-se mais quentes, sendo possivel começar a existir vid.a humana. É de esperar que regiões onde pecipitação era elevada, deixa de o ser e outras em que eram pouco, passe a ter maior precipitação.
Seja como for, a terra pode estar a atravessar um dos seus períodos mais quentes .Face a esta evidência não podemos recusar a responsabilidade de todos no entanto, são os paises mais desenvolvidos e com mais densidade popucional, os mais responsáveis pelo efeito de estufa.

Sem comentários: