quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

3- O Meio Ambiente no Futuro

3.1- A Salvação do Solo

Para evitar e deter a erosão do solo é preciso combater os efeitos do vento e água, Para que isso aconteça é preciso que homem adopte boas práticas de agricultura. É importante que se plantem árvores e sebes de formam a tornarem-se quedra-ventos para diminuir a força do vento. Também,se, é importante que se retardem as correntes de água, para isso, é preciso, que se construam socalcos nas encostas dos terrenos.

3.2- A Purificação do Ar

A pouição atmosférica pode deter-se através de vários processos. Um destes processos consiste na utilização de petróleo e carvão de alta qualidade. Também se pode equipar as chaminés das centrais com depuradores de gases e filtros, inpedindo a libertação de poluentes nocivos para atmosfera.Os automoveis tambem contribuem para a poluição da atmosfera;No entanto, já é possivel controlar a emissão de gases de escape. Têm construido novos motores que são mais eficientes e produzem menos poluentes do que os motores mais antigos,para automóveis, camiões e autocarros existentes, à mais mais tempo podem adquirir e instalar nos tubos de escape depuradores de individuais.

3.3- O Futuro das Águas

A poluição da hidrofera coloca-nos a todos em perigo. Mas actualmente já existem processos para limpar as águas. Os esgotos e outros desperdícios humanos podem ser tratados antes de serem lançados para os rios e mares. Estes tratamentos consiste em provocar a morte dos organismos perigosos, que existem nos esgotos, e torná-los inofensivos para o meio ambiente, assim como, certos produtos químicos. Os produtos químicos que não podem ser submetidos a estes tipos de tratamento são queimados a elevadas temperatura, bem longe da terra.

3.4- A Salvação de Expécies

A maior ameaça para espécie é a destruição do seu habitat pelo homem. A primeira e a mais importante de todas as medidas que podemos tomar é a de salvaguardar o habitat; tal só é possível se houver uma melhor administração do solo. A desflorestação e a desertificação têm de ser deditas, assim como a expansão do homem e a má utilização e eficácia das terras de cultivo.
as àreas de defesa da natureza, as reservas de vida de selvagem e os parques de caça são importantes para a presservação de animais e plantas.
Outras formas de protecção de espécies animais e vegetais são axistência de jardins zoológicos, jardins botânicos e os centros de criação de espécies raras.
A promulgação de leis sobre a conservação da natureza também protege a vida selvagem. Estas leis proíbem a caça, recolha ou venda de espécie em perigo.

3.5- O Clima no Futuro

Sejam quais forem os efeitos causados pela actividade humana, o que é certo é que o clima do mundo está a mudar.
As secas e as fomes desastrosas que assombram principalmente a áfrica, permaneceram o tempo suficiente para insunuar que elas são a consequência de uma alteração do clima estão afectar as reservas mundiais de alimentos.
O homem precisa observar e estudar o clima para ver se é possivel continuar a fornecer comida soficiente para "matar" a fome de biliões de pessoas nos próximos anos e para prever como serão os climas futuros. Qualquer que seja a medida tomada pelo homem para proteger as sementeiras de alimentos, esta tem de ser feita com conta, peso e medida, para que não se pertube mais o clima ou o meio ambiente.


4. Energias Renováveis

4.1- Energia Hídrica

O moinho de vento e o moinho de água são das mais antigas fontes de energia conhecidas pela humanidade. Há mais de dois mil anos os moinhos de água eram utilizados para fornecer energias a máquinas muito rudimentares. Hoje, existe novos tipos de moinhos de água que são importantes fontes de electricidade. Os moinhos de água transformam a energia de uma corrente de água num movimento rotativo ou giratório. Esse movimento por meio de engrenagens e outros dispositivos, poem em funcionamento máquinas, como sejam, trituradoras de cereais, serras, foles, martelos, prenssas de azeite e mós. Hoje, as barragens acumulam as águas formando grandes reservatórios de energia potencial. Quando essa água é libertada o seu movimento faz girar turbinas, que por sua vez poem em funcionamento geradores, que produzem electricidade. Essa energia depois é levada, por cabos, a todos os locais onde é necessária. A energia produzida pela água chama-se hidroelectricidade.
A energia hídrica tem diversas vantagens, para além de não poluir, é abundante e renovável. Grande parte da água armazenada pode servir para irrigar terrenos agricolas, ou ser usada para fins recreativos, como seja a natação, pesca e os desportos naúticos.

4.2- Energia Eólica

O vento e a água têm muito em comum, enquanto fonte de energia. Tal como a água, o vento é barato, abundante, não poluente e renovável. Mas também tem as suas desvantagens. Uma delas, talvez a maior, e que nem sempre podemos contar com o vento e só em algumas regiões, este sopra com suficiente velocidade e regularidade para poder ser aproveitado.
A energia eólica é hoje vista como uma possível nova fonte de electricidade. A energia produzida pelos moinhos de vento já serviu para triturar grão, serrar madeira, bombear água, moer sementes, espremer cana-de-açúcar, polir pedra, moer pigmentos para tintas, fazer papel e muitas outras tarefas.
Os cientistas estão a tentar a descobrir novas maneiras de aproveitar a energia eólica. Uma das mais inovadoras tem a ver com as ondas. Há muito que sabemos que as ondas do mar são um enorme armazém de energia eólica. Os ventos que sopram os oceanos provocam a formação de ondas grandes e poderosas. Actualmente estão a ser testados geradores que utilizam os movimentos das ondas na produção de electricidade. Portugal é um dos países do mundo com maior potencial para o aproveitamento deste recurso.


5. Energias Alternativas

5.1- Energia Solar

A energia solar pode ser usada de várias maneiras. As células de energia solar são uma espécie de pilhas que produzem energia directamente a partir da luz do sol. Hoje em dia, já existem brinquedos, radios portáteis e calculadoras, que funcionam com essas células solares. Os paineis solares recebem e armazenam a energia do calor do sol, que utilizam para aquecer água.

5.2- Energia Geotérmica

Algumas pessoas tentam descobrir maneiras de utilizar o calor que existe no interior do nosso planeta. Alguns cientistas têm feito experiências com outros métodos a fim de aproveitar a energia geotérmica. Eles pensam que se abrirem buracos na terra, a uma grande profundidade e se bombearem água fria para o interior desses buracos, que esta ao chegar ao fundo e com o calor natural do subsolo transformar-se-á em vapor. O vapor que sobe poderá ser utilizado no funcionamento de geradores de turbinas.

Sem comentários: