quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2008

MEIO AMBIENTE Abiótico e biótico

1. O QUE É O MEIO AMBIENTE

O Meio Ambiente é o espaço que rodeia e influência todos os seres vivos e as coisas em geral. Aqui os seres vivos encontram condições para viver, trabalhar e estabelecer relações sociais entre si.
O Meio Ambiente é constítuido pelo clima iluminação, pressão, oxigénio, alimentação, vida em sociedade e educação.

1.1- MEIO AMBIENTE ABIÓTICO

A biologia e a ecologia definem o Meio Ambiente como sendo um conjunto de factores que afectam directamente o desenvolvimento fundamental à vida. Assim como o comportamento de um ser vivo ou uma espécie. Estes factores são designados por Abíoticos e incluem a luz, o ar, o solo e a temperatura.
Os seres vivos são influenciados pela chuva, geada, neve,temperatura quente ou fria, evaporação da água, humidade, vento e muitas outras condições do tempo. Por causa das condições do tempo muitas plantas e animais morrem.
Os seres humanos para se proteger de certos climas usam roupas, constroem casas e estudam o tempo para aprender a controlá-lo.

1.2-MEIO AMBIENTE BIÓTICO

O Meio Ambiente Biótico inclui alimentos, plantas e animais, assim como as relações estabelecidas com Meio Ambiente Abiótico. O homem depende bastante dos alimentos que come, sejam eles fruta, verduras ou carne, não só para sobreviver mas também para o seu bem estar.
Os factores sociais e culturais que rodeiam o homem são importantes para o seu Meio Ambiente Biótico.
Os seres humanos ensinam uns aos outros o que sabem e o que aprenderam. Foi através da transmissão dos conhecimentos que o homem desenvolveu a religião, a arte, a música, a literatura, a tecnologia e a ciência. O homem é o ser vivo que consegue controlar o meio ambiente, por causa da sua herança cultural e biológica.
O Meio Ambiente influência a evolução de todos os seres vivos, levando-o a tornar-se um ser único e cada vez que o meio muda, o organismo reage através de uma nova adaptação.

Sem comentários: