sábado, 14 de março de 2009

Código de Barras:

Com o crescente avanço da informática em todos os setores, torna-se cada vez mais necessária a otimização em busca da "qualidade" para poder competir com outras empresas.
A tecnologia de código de barras foi desenvolvida visando a entrada de dados automatizados e a abolição de erros humanos de digitação. Esta tecnologia está destinada a quase todo tipo de aplicação onde se deseja automatizar a identificação de produtos, mercadorias, pessoas, documentos, etc. Tem sido extremamente útil na indústria, no comércio, em bancos e na identificação de pessoal, através de crachás, em portarias, etc.
A leitura, ao contrário do que muitos pensam, é muito simples. Uma leitora própria, ligada ao computador pela porta do teclado, joga um feixe de luz no símbolo e capta a luz refletida. A imagem recebida é comparada com uma tabela interna e decodificada. Após a decodificação, a leitora retorna para o computador os dígitos que compõem o símbolo lido, como se tivessem sido digitados no teclado. Com isto, o código tem sua entrada no computador de forma muito rápida e sem erros. Vale a pena ressaltar que estes leitores após a leitura da imagem, colocam no final dos dígitos lidos, o caracter #13, que representa a tecla , ou seja, a leitura equivale a se digitar alguns caracteres e pressionar a tecla .
Com o tempo foram desenvolvidos muitos tipos de codificação para gerar símbolos com barras. Os mais conhecidos são:

Sem comentários: