quarta-feira, 23 de abril de 2008

raça

A gradual e a sofrida mudança da submissão de cada homem, do seu próprio grupo étnico, para o mais amplo círculo de toda a humanidade, constitui uma das maiores revoluções do nosso tempo. Hoje, cada ser humano deve perguntar a si mesmo onde ele está situado nesta revolução, pois ninguém ficará intocável pela sua força.
Há mais de cem anos, Bahá’u’lláh preparou o homem para esta mudança impetuosa, quando proclamou a Unidade da Humanidade e fez disto o princípio fundamental da Fé Bahá’í. É um princípio de significado abrangente, o qual personifica os preceitos religiosos, sociais, políticos e de unidade econômica. Também inclui de maneira explícita a afirmação da unidade biológica do homem e, deste modo, estabelece a posição de todos os Bahá’ís com relação àquela que é a maior desafiadora revolução - o preconceito racial e qualquer forma de discriminação.
Uma das respostas à esta desafiadora questão é o desenvolvimento de um programa de grande alcance para erradicar cada vestígio do preconceito racial. Tal programa envolve necessariamente a disseminação de informações efetivas, como um meio de eliminar conceitos inadequados e superstições sobre raça, de modo que o relacionamento positivo com pessoas de outras raças possa ser estabelecido com facilidade e confiança.
O propósito deste site é disseminar informações básicas sobre a raça humana, através uma apresentação fácil de ser assimilada.

Étnia

O conteúdo da raça é morfo-biológico e o da etnia é sócio-cultural, histórico
e psicológico. Um conjunto populacional dito raça “branca”, “negra” e “amarela”, pode
conter em seu seio diversas etnias. Uma etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo
território.
Algumas etnias constituíram sozinhas nações. Assim o caso de várias sociedades
indígenas brasileiras, africanas, asiáticas, australianas, etc.. que são ou foram etnias nações

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A assertividade

A assertividade é um estilo de comunicação que nos permite ser mais construtivos na relação com os outros. É uma aptidão que pode ser aprendida mediante um treino sistemático e estruturado.
Ser assertivo faz com que aumente o respeito por nós próprios,assim como o respeito e a admiração dos outros, por nós. Faz com que aumente a autoconfiança no relacionamento com os outros, permite-nos defender os nossos direitos e conseguimos que as nossas preferências sejam respeitadas e as nossas necessidades satisfeitas. É um estilo de relacionamento interpessoal que permite maior proximidade entre as pessoas e maior satisfação na comunicação das nossas emoções.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

ÉTICA

ÉTICA

Podemos concluir que:
ética é a ciência normativa do comportamento humano, com vistas tanto ao bem individual como ao bem comum. Por ela é que se define como devem ser nossos caminhos, nosso trabalho, nossas escolhas.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

EMPATIA

A empatia é uma forma de compreensão definida como : capacidade de perceber e de compreender os sentimentos de uma outra pessoa.

Diferentemente da simpatia ou da antipatia, a empatia é um processo no qual o profissional tenta fazer a abstração do seu próprio universo de referência, mas sem perder o contacto com ele, para se centralizar na maneira como a pessoa percebe a sua própria realidade.